Pala Living Room | Nuno Melo Sousa arquitecto

Penafiel / Portugal / 2014

4
4 Love 1,823 Visits Published

A house as a sum of attachments, without a living area.


Among the volumetric shapes and add-ons, a patio.


A horizontal platform and two black volumes.


In order not to disrupt the house´s daily life, the main structure was built without destroying the existent windowed yellow wall. Thus, the project comes up with the idea of placing a slab in exposed concrete that supports the existing coverage and stands in tension with the movement of the upper bound gallery. A large skylight emerges in traditional slate shingles, evoking the same material use as the existent vernacular kitchen on the plot´s opposite side and providing light and ventilation to the new living room. The existing pavement was kept as well as the existent roof. 


After the implementation of the concrete slab and supporting elements, the wall that once bordered the narrow living space, was finally demolished, connecting the new space and the corridor.


 


PT


Uma casa sem sala, com muitos quartos e compartimentos, alguns corredores, anexos de anexos, mas sem um espaço de estar.


Entre os espaços sobrantes desta soma de volumes, o pátio - única implantação possível-, chegou-se à frente para ser sacrificado.


Um plano horizontal e dois volumes negros.


A construção deveria ser faseada para não interromper a vida quotidiana da casa, dando-se início aos trabalhos pelo exterior. Deste modo, o projecto surge com a ideia de posicionar uma laje de betão aparente a sustentar a cobertura existente, em tensão com a galeria de circulação à cota superior. Para solucionar o problema de ventilação e iluminação, um grande lanternim revestido a soletos de ardosia tradicionais, segue a referência da velha cozinha vernacular que se implanta na extremidade oposta do terreno.


Apos a execução da laje em betão e consequentes paredes estruturais, a parede que antes confinava o estreito espaço de estar foi demolida, atingindo-se toda a amplitude da relação entre o novo espaço e o outrora corredor.


Espacialmente, entramos com um pé direito de 2m, transitando para um outro ligeiramente mais alto – apenas o suficiente para acomodar o dono de obra, alto! – e passamos pelo vazio do lanternim a 4 m de altura, iluminando o espaço interior e libertando visualmente o núcleo.


O pavimento existente manteve-se, tal como a viga estrutural que sustentava a cobertura inclinada do telhado.


No exterior, o ladrilho de ardósia recupera o tom negro do lanternim e do trabalho da pedra negra existente nas construções da região, anulando a diferença de cota entre interior e exterior, ao nivelar o pavimento pela estante baixa que compõe o remate inferior da caixilharia de ferro forjado.


No interior, o cinza do betão contrasta com o negro da pedra e o laranja do pavimento cerâmico; o plano branco é o alçado que contêm a boca do recuperador de calor, sendo joelho de viragem entre o novo e o existente.


Onde um dia existiram corredores, um espaço intimista apareceu.


 

4 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    A house as a sum of attachments, without a living area. Among the volumetric shapes and add-ons, a patio. A horizontal platform and two black volumes. In order not to disrupt the house´s daily life, the main structure was built without destroying the existent windowed yellow wall. Thus, the project comes up with the idea of placing a slab in exposed concrete that supports the existing coverage and stands in tension with the movement of the upper bound gallery. A large skylight emerges...

    Project details
    • Year 2014
    • Work finished in 2014
    • Contractor Vieira Esposa e Filhos, Lda
    • Status Completed works
    • Type Apartments / Refurbishment of apartments
    Archilovers On Instagram
    Lovers 4 users